Investir em tecnologias no campo é a chave para otimizar produção

Entenda como a inovação vem crescendo no setor rural e como o Brasil está se posicionando nesse tema.

informatizacao.jpg
Picasa

“IoT” é a sigla em inglês para ‘Internet of Things’, a internet das coisas, no bom português. E o que é isso ?! Na prática, a internet das coisas conecta equipamentos, máquinas e dispositivos simultaneamente por meio de sensores e sistemas, possibilitando o compartilhamento de dados e informações. Esses dispositivos variam desde objetos domésticos comuns a sofisticados equipamentos do agronegócio, por exemplo.

O Brasil é uma das maiores potências mundiais em produção e exportação de diferentes produtos, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja e a tecnologia é parte fundamental desse sucesso. Hoje, cerca de 67% das propriedades agrícolas do Brasil fazem uso de algum tipo de tecnologia.

Investir em inovação ajuda o produtor rural no controle de riscos de sua produção e aumenta o número de informações sobre sua propriedade, uma estratégia que aumenta a produtividade.

Com o monitoramento online em tempo real, o produtor tem os dados sobre clima, tempo, solo e pragas integrados ao sistema de gestão das fazendas, facilitando a tomada de decisão dos gestores no dia a dia, permitindo ainda o acesso remoto, independentemente do local ou equipamento.

Alem da possibilidade de incremento nos lucros, a internet das coisas, somadas a outras tecnologias como big data, cloud computing, automação e robótica agrícola, por exemplo, podem diminuir o consumo de insumos por hectare, reduzindo os danos ambientais.

Como é via satélite, a internet da Viasat consegue chegar nas regiões mais remotas do país onde estão as fazendas e os produtores podem utilizar a internet das coisas de várias formas para incrementar o sucesso do agronegócio brasileiro.

Telemetria

Com a tecnologia da internet da coisas, é possível fazer o monitoramento de tratores e outros maquinários. Em linhas gerais, as fazendas passam a ter acesso a dados como temperatura do equipamento, localização, rotação do motor, consumo de combustível e quantidade de insumos. Dados que serão analisados e irão racionalizar a gestão do negócio e otimizar a tomada de decisão.

Meteorologia

A produção de alimentos depende muito do clima, que influencia diretamente na maior ou menor produtividade. Através de sensores climáticos e medidores de irradiação de raios violeta, os agricultores obtêm dados mais precisos sobre o clima no local de plantio e colheita, sendo possível medir os insumos e ter um controle mais eficiente sobre a necessidade de intensificar a irrigação.

Monitoramento na criação de animais

Para os criadores de animais, a internet das coisas entra no acompanhamento da performance e saúde dos bichos. Nesse caso, os cuidadores podem analisar o estado do gado de forma dinâmica dentro do seu habitat natural. Ou seja, os animais continuam circulando livremente pelo pasto e os indicadores são obtidos por meio da leitura de um brinco eletrônico que envia os índices para uma rede de dados.

Feito isso, a plataforma processa as informações e fornece os números principais para a equipe, tais como: taxa de ganho de peso, se há sinais de doença, se está tomando água suficiente, entre outros dados importantes para o desenvolvimento sadio dos animais.

Imagens de satélites

Uma das tendências da IoT no agronegócio é a utilização de satélites para diversas ações, como identificação e localização de pragas, análise de área de plantio, densidade de vegetação e planejamento da irrigação.

Videomonitoramento inteligente nas fazendas

As conexões entre diferentes sistemas e aparelhos que a internet das coisas proporciona também beneficiam a segurança e desempenho do agronegócio.

Através dos recursos inteligentes de videomonitoramento, o agricultor tem total controle de possíveis ameaças já que o sistema pode ser projetado para emitir avisos, seja por áudio, por mensagem no celular ou por e-mail, quando detecta algo fora dos padrões.

Não só em termos de segurança, essas funcionalidades também são capazes de apoiar o próprio desempenho da lavoura, já que, quando distribuída em pontos estratégicos permite, por exemplo, identificar variações e detectar possíveis movimentos que provocam alterações no ambiente de plantio.

Trazemos para você as principais novidades sobre conectividade, internet via satélite e, claro, inovação!